motivo --->> acção
Ora nem mais, que boa sequência.
Afinal o que é que nos leva à acção?
É o vento, é a chuva, é o frio, é o sol? São os outros, é a sociedade, é a maioria, é o ser do contra? É a etiqueta, são os preconceitos, é o parecer bem?
Poix, se calhar, muitas vezes, são muitas destas coisas.
Olha, eu cá também me deixo tocar muito por todas essas variáveis ambientais. Mas há qualquer coisa que nunca me falha e não me deixa a flutuar, qualquer coisa que está sempre a apontar numa direcção certa quer chouva ou faça sol.
Essa coisa é o motivo, o objectivo, o "para quê" da vidinha que eu tento ir vivendo, é aquela linhazinha que aponta no sentido ascendente e pela qual eu tento subir.
É daí mesmo que surge a motivação, e é ela que me permite ir aguentando os fardos que me caem em cima, os pesos que me poderiam deitar abaixo mas que muitas vezes não deitam porque eu me agarro a ela e me aguento.
Como disse um homem muito sábio e eu adaptei: "Quem tem um «para quê» suporta qualquer «como»".
E é assim mesmo, o facto de uma pessoa ter um chão firme onde pisa, uma corda segura que está a trepar, faz com que todas as perturbações a afectem cada vez menos e que a vulnerabilidade diminua consideravelmente.
Um apoio faz sempre falta!
